LOUÇA BARRO PARA USO CULINARIO

13-05-2011 22:32

 

 

Se a sua opção de compra se destinar a confeccionar pratos de cozinha com aquele gosto especial unicamente conseguido através da louça de barro preto, devera ter em consideração a prévia preparação das peças, para que possa cozinhar.

 

ANTES DA PRIMEIRA VEZ…

A louça de barro é um produto que se pode dizer, respira, devido à sua porosidade. Desta forma, antes do seu primeiro uso para cozinhar/assar, a peça deve ser mergulhada, inclusive a tampa se tiver, em um recipiente com água a temperatura ambiente. Deixe-a de molho por 12 horas. Geralmente este procedimento é executado durante a noite.
O processo estabelece a proporção adequada de humidade interna da peça, o que por sua vez possibilita com que o aquecimento da peça se faça igualitariamente por todas as partes, quando cozinhando/assando. Se o uso da peça é constante, não é necessário repetir o procedimento a cada vez que utiliza-la. No entanto, se a peça ficar guardada sem uso por período prolongado, digamos mais que três meses, é conveniente repetir o procedimento antes de tornar a usá-la.

COZINHAR/ASSAR

"Casserole" pode ser usada no fogão a gás, elétrico ou a lenha, e também levada ao forno. Contudo, quando usada no fogão sobre chama, é fortemente recomendável, a utilização de um difusor de calor entre a chama e o fundo da peça cerâmica. O difusor promove a equalização na distribuição do calor pelo fundo da peça, evitando que ele se de num único ponto, o que poderia vir a causar o rompimento da peça cerâmica. 

Cozinhar no fogão com louça de barro exige obedecer a certos procedimentos, como iniciar a cozedura em fogo brando e aumenta-lo gradativamente, pois a peça cerâmica não deve ser submetida a mudanças bruscas de temperatura o que causaria choque térmico. É recomendável manter fogo brando ao redor dos 3 a 5 minutos iniciais, e só então aumentá-lo.

Uma das características da louça de barro é usar o fogo brando mais eficientemente porque o material de que é feita, conserva melhor o calor. O alimento é uniformemente cozido porque a louça de barro se aquece e esfria bem lentamente, e, com isso, as vitaminas são preservadas por serem cozidas a temperaturas abaixo do ponto de ebulição.

GUARDA

A louça de barro é ideal para cozinhar, mas, não deve ser utilizada como vasilhame para guardar líquido ou sobras de alimento, dentro ou fora da geladeira. Para isso, utilize os vasilhames apropriados. Se você pretende guardar a sua "Casserole" num guarda-louça fechado, ou escuro, guarde-a bem seca, tampa separada, ou então, aproveite a beleza da peça e guarde-a em prateleira ou display aberto em sua cozinha.

LIMPEZA

Lave a louça de barro com água quente ensaboada e utilize escova plástica quando necessário. Evite usar lã de aço (palha de aço) ou esponjas abrasivas de limpeza.

SECAGEM…

Após o procedimento acima, e também quando for lavada para ser guardada, a louça de barro deve ser secada completamente. Seque-a de boca para baixo, apoiada em um pequeno suporte de madeira, de modo a permitir o livre fluxo de ar pelo seu interior.

 

Contacto

Pukarinho

o_pucarinho@hotmail.com

Quinta do Seixo Lote 1 Loja 4
Vila Real
5000.000 VILA REAL

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode